fbpx

PSOL tenta reverter aumento do metrô em várias capitais

PSOL tenta reverter aumento do metrô em várias capitais
Crédito da foto:Agência Minas

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados protocolou, nesta quinta-feira (10), um Projeto de Decreto Legislativo (PDC) contra o aumento de quase 90% no preço das passagens do metrô em Belo Horizonte e Recife e de 100% em Maceió, João Pessoa e Natal, capitais onde a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) opera o serviço de transporte metroviário.

O PDC de nº 928/2018, assinado pelo líder Chico Alencar (PSOL/RJ), susta os efeitos desses aumentos tarifários, constantes na ata da 364ª (trecentésima sexagésima quarta) Reunião Ordinária do Conselho de Administração da CBTU. A proposição fica sujeita à apreciação no Plenário da Câmara depois de passar por algumas comissões.

A Executiva Nacional do partido já havia se posicionado contra os abusivos aumentos. Clique aqui para ler a nota.

Segundo dados do IBGE, as famílias brasileiras gastam um terço do seu orçamento em transporte. Num contexto de forte ajuste fiscal recessivo e desemprego, ampliar os custos com transporte das famílias brasileiras é ainda mais perverso, provocando justa indignação.

O governo ilegítimo de Michel Temer, com aprovação da maioria fisiológica do Congresso Nacional, reduziu em 43% o orçamento destinado à CBTU no ano de 2018, comprometendo a qualidade dos seus serviços. O reajuste, determinado sem a abertura das planilhas de custos, mostra-se, portanto, uma tentativa de transferir aos usuários a responsabilidade exclusiva pelo financiamento do sistema – uma situação inadmissível para a bancada do PSOL na Câmara.

Sobre o autor

Equipe da Secretaria de Comunicação Nacional

Assuntos Relacionados