fbpx

Nota da Executiva Nacional: PSOL contra o aumento das passagens do metrô

Nota da Executiva Nacional: PSOL contra o aumento das passagens do metrô
Crédito da foto:Divulgação/Wikimedia Commons

O Partido Socialismo e Liberdade se posiciona contra o aumento de quase 90% no preço das passagens do metrô em Belo Horizonte e Recife e de 100% em Maceió, João Pessoa e Natal, capitais onde a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) opera o serviço de transporte metroviário.

Segundo dados do IBGE, as famílias brasileiras gastam 1/3 do seu orçamento em transporte. Num contexto de forte ajuste fiscal recessivo e desemprego, ampliar os custos com transporte das famílias brasileiras é ainda mais perverso.

O governo ilegítimo de Michel Temer, com aprovação da maioria fisiológica do Congresso Nacional, reduziu em 43% o orçamento destinado à CBTU no ano de 2018, comprometendo a qualidade dos seus serviços. O reajuste, determinado sem a abertura das planilhas de custos, mostra-se, portanto, uma tentativa de transferir aos usuários a responsabilidade exclusiva pelo financiamento do sistema.

Por isso, o PSOL se posiciona firmemente contra este aumento abusivo e analisará junto com a bancada do partido na Câmara dos Deputados as medidas cabíveis contra essa medida.

Executiva Nacional do PSOL
10 de maio de 2018.

Sobre o autor

Equipe da Secretaria de Comunicação Nacional

Assuntos Relacionados