Livro sobre crise política e atuação da esquerda, escrito por mulheres, será lançado no PSOL-CE

Livro sobre crise política e atuação da esquerda, escrito por mulheres, será lançado no PSOL-CE
Crédito da foto:Divulgação

O PSOL do Ceará sediará, no próximo dia 2 de março, o lançamento do livro “Tem saída? Ensaios críticos sobre o Brasil”, da Editora Zouk. Reunindo formulações de dezenas de mulheres a fim de apresentar um panorama nacional sobre a situação política brasileira, o livro conta com texto de várias mulheres do PSOL.

No lançamento, a transfeminista e militante do PSOL-CE Helena Vieira (foto abaixo) – uma das autoras – conduzirá um bate-papo sobre a obra, ao lado da organizadora do livro, Joanna Burigo.

Helena é a única mulher trans a contribuir na coletânea. “É preciso resgatar a imaginação como potência política”, anima a autora. Para Helena, esta é uma das saídas possíveis apontadas para as crises que permeiam a esquerda e a política – assunto discorrido no livro.

Além da militante do PSOL-CE, também estão entre as autoras do livro a vereadora no Rio, Marielle Franco; a vereadora em São Paulo, Sâmia Bonfim; a ex-deputada federal pelo Rio Grande do Sul, Luciana Genro; e a militante feminista Luka Franca.

Costurando avaliações de intelectuais, políticas e ativistas de norte a sul do país, a obra ganha forma a partir do entendimento de que as crises pelas quais passa o país são antigas, enraizadas na sociedade brasileira, e remetem à mesma saída: o aprofundamento do projeto democrático desde a base.

Helena Vieira ressalta: “Não é um livro sobre feminismo. É sobre política. Tradicionalmente os homens constituíram-se como sujeitos universais, capazes de enunciar e pensar sobre o mundo. Enquanto isso, o domínio sobre o público era vetado às mulheres e aos grupos que ocupam lugares minoritários na sociedade, estando acessíveis apenas os discursos sobre si, sobre o privado, sobre o específico”, explica a militante do PSOL-CE, ao referenciar a importância de um livro sobre política escrito apenas por mulheres.

O Lançamento do livro em Fortaleza é parte de uma agenda nacional. São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS) já sediaram eventos similares. No Ceará, o ato marcará o início do mês que celebra o Dia Internacional da Mulher.

Sobre o autor

Equipe da Secretaria de Comunicação Nacional

Assuntos Relacionados