Governo manobra na CCJ da Câmara e decisão sobre diretas é adiada

Governo manobra na CCJ da Câmara e decisão sobre diretas é adiada
Crédito da foto: Mídia Ninja

A base de apoio do governo de Michel Temer na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara (CCJ) conseguiu impedir a votação da proposta que garante eleições diretas, durante a reunião desta terça-feira (13/06). A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 227/16, do deputado Miro Teixeira (Rede/RJ), estava na pauta da reunião e começou a ser debatida, mas devido à obstrução dos partidos governistas não houve quórum suficiente para analisar a admissibilidade da matéria.

A PEC visa alterar a Constituição para garantir que eleições diretas sejam convocadas em caso de vacância do cargo de presidente da República até seis meses antes do fim do mandato. Hoje, isso só acontece até o meio dele, ou seja, dois anos antes de acabar.

Na reunião da CCJ, partidos que integram a base governista deixaram de registrar presença durante a primeira votação pelo processo nominal, e o quórum para votação não foi alcançado. Sem o voto dos governistas, apenas 27 deputados registraram seus votos por meio do painel eletrônico – 7 a menos do que o exigido pelo Regimento Interno.

O deputado Chico Alencar (RJ), representante titular do PSOL na comissão, denunciou a manobra da base de Temer para impedir que a população vá às urnas decidir sobre os rumos do país. Segundo ele, a obstrução, na verdade, tinha o objetivo de evitar o debate sobre uma reivindicação legítima, ferindo a soberania popular.

Para o líder Glauber Braga (RJ), o desfecho da reunião de hoje da CCJ deixa claro que os partidos aliados ao governo não querem que tenham novas eleições. “Eles não querem aquilo que está sendo solicitado por mais de 90% dos brasileiros. Porque eleições diretas é a possibilidade da gente discutir essa agenda, essa pauta que tá sendo colocada em prática pelo governo de Temer e companhia”, destacou. Confira no vídeo abaixo.

Governo obstruiu a votação da PEC das eleições diretas. Glauber fala direto da comissão!

Posted by Glauber Braga on Tuesday, June 13, 2017

Sobre o autor

Foto de perfil de PSOL Nacional

Equipe da Secretaria de Comunicação Nacional