PSOL participa, em Barcelona, de encontro internacional sobre cidades e direitos

PSOL participa, em Barcelona, de encontro internacional sobre cidades e direitos

Será realizado de 9 a 11 de junho, em Barcelona, na Espanha, o Encontro Municipalista Internacional-Cidades Sem Medo,  reunindo personalidades políticas de várias cidades do mundo, entre prefeitos, governadores e vereadores. O PSOL estará presente, representado pela vereadora de Belo Horizonte, Áurea Carolina, que participará do ato político de abertura, intitulado “Cidades sem medo: redes globais de refúgio e esperança”. Na mesma mesa, ao lado da vereadora do PSOL, estarão também as prefeitas de Barcelona e Madri, Alda Colau e Manuela Carmena, respectivamente; e prefeitos e vereadores de cidades como Grenoble/França, Valparaíso/Chile, Berkeley/Califórnia/EUA, Rosário/Argentina, Vancouver/Canadá, Filadelfia/EUA, entre outras cidades, inclusive da Espanha.

O objetivo do encontro, já realizado em outros anos, é discutir um novo modelo de cidades, livres da desigualdade, da xenofobia, do autoritarismo e onde as populações tenham seus direitos efetivamente respeitados. “Ao redor do mundo, os povos e as cidades estão se levantando para defender os direitos humanos, a democracia e o bem comum. O encontro Cidades Sem Medo permitirá que os movimentos municipalistas construam redes globais de solidariedade e esperança, frente ao ódio, aos muros e às fronteiras”, afirma o texto de divulgação do encontro.

Três eixos centrais apontam os caminhos do grande evento:  compartilhar ferramentas, conhecimentos e experiências com os movimentos municipalistas em todo o mundo; desenvolver novas maneiras de organização, baseadas na colaboração horizontal, na inteligência coletiva e na política da vida cotidiana; e combater a política do ódio e do medo com políticas locais, que reduzam as desigualdades e promovam o bem comum.

No painel de abertura, da qual Áurea Carolina fará parte, prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras compartilharão sua visão do que significa uma “cidade sem medo”, desde resistir ao autoritarismo e combater a extrema direita, até lutar contra a especulação, abrir os governos à participação cidadã e garantir o direito à cidade.

“Essa, sem dúvida, será uma oportunidade incrível de poder falar sobre o que a gente vem construindo aqui no Brasil, a experiência das ‘Muitas pela cidade que queremos’, da ‘Gabinetona’, da Frente de Esquerda BH Socialista e toda a nossa construção no PSOL”, afirma a vereadora Áurea Carolina. Segundo ela, o Cidades Sem Medo reunirá experiências a partir de diversas lutas, como: feminista, antirracista, pela inclusão de imigrantes, pelo direito à moradia, por justiça sócio-ambiental, entre outros. “É um espaço que vai envolver diversas iniciativas da Europa, dos Estados Unidos e da América Latina, que têm caminhado na proposta de confluência dessas lutas”, destaca a representante do PSOL.

A vereadora Samia Bomfim, de São Paulo, também participará do encontro internacional em Barcelona, no debate “Conexões latino-americana de inovação política”. Na oportunidade, ela apresentará as experiências do seu mandato, apoiado por movimento mais amplo de reconstrução política através das cidades, como Bancada Ativista.

“Estarão presentes movimentos anticapitalistas, municipalistas, coletivos, partidos e lideranças políticas eleitas a partir de processos de lutas contra a austeridade, partidocracia, corrupção, xenofobia, machismo, racismo e LGBTfobia. Campanhas independentes que hoje constroem mandatos e experiências de governo democráticos e conectados às ruas e redes. Estou muito animada em poder conhecer tantas lutas e compartilhar a experiência do mandato, da campanha pela Bancada Ativista e a construção do PSOL” destacou a vereadora.

Sobre o autor

Equipe da Secretaria de Comunicação Nacional