PSOL solicita esclarecimentos e propõe mudanças na atenção básica do Distrito Federal

PSOL solicita esclarecimentos e propõe mudanças na atenção básica do Distrito Federal

Na quarta-feira (19/04), o setorial de saúde PSOL do Distrito Federal protocolou ofício ao secretário de saúde Humberto Fonseca e ao coordenador da Atenção Primária, Marcus Quito, com questionamentos e propostas de alteração na portaria 78 que trata da conversão da atenção primária ao modelo de Estratégia de Saúde da Família.

Entre os pontos destacados estão demandas por maior tempo de funcionamento das unidades básicas de saúde, a garantia de que todas as famílias do Distrito Federal serão atendidas, a imediata criação de rede ambulatorial com os especialistas realocados, o cumprimento da Política Nacional de Atenção Básica com o número correto de Agentes Comunitários de Saúde por equipe de saúde para realizar as visitas domiciliares, bem como respeito em relação às escolhas dos profissionais de saúde e incentivos aos que desejarem permanecer na atenção básica.

Segundo o setorial, as medidas visam garantir uma atenção básica de qualidade. Até o momento a Secretaria de Saúde não se manifestou sobre o assunto.

Sobre o autor

Equipe da Secretaria de Comunicação Nacional