Em abaixo-assinado, organizações criticam entrega da base de Alcântara aos EUA

Em abaixo-assinado, organizações criticam entrega da base de Alcântara aos EUA
Crédito da foto: FAB

Organizações, entidades e militantes do Brasil e do mundo criticam, em abaixo-assinado, a proposta, retomada pelo presidente Michel Temer e seu ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB), de entregar o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, para o uso dos Estados Unidos.

O texto afirma que a proposta é completamente ofensiva “à soberania nacional ao permitir controle total ou parcial dos EUA sobre parte do território nacional, o que por si só o torna inaceitável”e, além disso, já se mostrou desvantajosa, econômica e tecnologicamente, para o Brasil.

Leia mais: Entreguismo a todo vapor: governo Temer negocia base de Alcântara com os EUA

A utilização dos equipamentos pelos EUA não vai significar nenhuma transferência de tecnologia para o Brasil. E, mesmo assim, nosso país terá que aprovar uma lei para que, segundo reportagem do jornal O Globo, “indique de forma técnica e pormenorizada a proteção que será dada a todo componente tecnológico manipulado em solo brasileiro.”

O abaixo-assinado está aberto a novas adesões, tanto por e-mail (jubileusulbrasil@gmail.com) quanto por WhatsApp no telefone (11) 991163721.

Os organizadores da carta, segundo matéria do Brasil de Fato, pretendem entregá-la ao governo federal. Ao mesmo tempo, será solicitada a divulgação do teor do acordo oferecido aos EUA.

Sobre o autor

Equipe da Secretaria de Comunicação Nacional