Photo Credit To Luis Macedo/Câmara dos Deputados

“Eduardo Cunha representa a pior política, da pior espécie”, disse líder do PSOL, ao encaminhar votação

Na sessão dessa segunda-feira (12/-9) da Câmara dos Deputados, que cassou o mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por 450 votos a 10, o PSOL reafirmou o seu protagonismo na luta dos últimos anos para que o deputado, considerado réu pelo STF, tivesse seu mandato finalmente cassado, após onze meses de tramitação do processo protocolado pelo PSOL e pela Rede.

Antes de iniciar o processo de votação, o deputado Glauber Braga fez uma brilhante defesa favorável à cassação de Cunha, elencando os vários motivos que levaram os partidos a apresentarem o pedido ao Conselho de Ética da Câmara. Ele lembrou as intimidações feitas pelo deputado contra parlamentares adversários e as vezes em que o acusado manobrou para aprovar as pautas conservadoras e a retirada de direitos.

Braga destacou, ainda, que a cassação de Cunha foi feita de forma legítima e representa aqueles que defendem a democracia. “A cassação de Eduardo Cunha, nesse momento, é a demonstração que nós não utilizaremos, como ele, algo que a Constituição Federal não nos permite. A cassação de Eduardo Cunha vai ser feita no marco do estado de direito. Foi garantido a ele o direito de defesa no Conselho de Ética e no plenário da Câmara dos Deputados. Deputados e deputadas, esse voto não é de quem é amigo ou inimigo dele. Mas é daqueles que acreditam que esse espaço institucional ainda seve para reafirmar que o estado democrático de direito não morreu no Brasil”.

Confira a defesa completa, no vídeo abaixo.

O líder do PSOL, deputado Ivan Valente, em sua fala que encaminhou o voto do partido, destacou que a votação do processo contra Eduardo Cunha simboliza a luta contra a impunidade no Brasil. Para ele, Cunha, além de ser um grande mentiroso, é um grande manipulador e intimidador. “Eduardo Cunha representa a pior política, da pior espécie, com uma agenda negativa para os trabalhadores e para o povo. É um corrupto que precisa ser cassado para se fazer justiça á impunidade nesse país”.

Assista, no vídeo abaixo.

Sobre o autor

Foto de perfil de PSOL Nacional

Equipe da Secretaria de Comunicação Nacional