Luiza Erundina para presidenta da Câmara dos Deputados

Luiza Erundina para presidenta da Câmara dos Deputados

O PSOL anunciou nesta segunda-feira (11) a candidatura de Luiza Erundina (SP) para a Presidência da Câmara, cargo vago desde a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB/RJ) na última semana. A eleição está prevista para ocorrer na quarta-feita (13).

Em coletiva de imprensa para divulgar o anúncio, a bancada do PSOL reafirmou a luta por direitos sociais como prioridade da candidatura. “Nossa proposta tem coerência com a corajosa ação do PSOL nesta Casa. Será uma candidatura sem compromisso com o presidente interino e nem com o ex-presidente da Câmara que está para ser cassado. Nós temos compromisso com o povo brasileiro”, afirmou Luiza Erundina, que também é a pré-candidata do partido a prefeita de São Paulo.

A deputada foi uma das grandes expoentes, no período recente, da luta contra o golpe, contra a retirada de direitos sociais e, especialmente, contra Eduardo Cunha. Luiza Erundina chegou a retirar, duas vezes, o deputado afastado da cadeira da Presidência, simbolizando toda a luta de diversos parlamentares, movimentos sociais e de mulheres contra Cunha.

Erundina disse, também, que se eleita vai atuar com independência e priorizar propostas de reformas política e tributária. “Temos uma pauta contrária ao ajuste fiscal que pune, principalmente, os trabalhadores, o aposentados e, sobretudo, impedem o crescimento sustentável da nossa economia”.

A candidatura de Erundina foi protocolada pelo partido logo após a coletiva de imprensa. Assista ao vídeo do lançamento da candidatura clicando aqui.

Sobre o autor

Foto de perfil de PSOL Nacional

Equipe da Secretaria de Comunicação Nacional